Vou começar o meu relato sobre o que realmente está acontecendo na palestina, com uma frase de Gandhi.
"O que está acontecendo na Palestina, não é justificável por nenhuma moralidade ou código de ética. Certamente, seria um crime contra a humanidade reduzir o orgulho árabe para que a Palestina fosse entregue aos judeus parcialmente ou totalmente como o lar nacional judaico."
Gandhi.
![]() |
O Estado da Palestina |
Uma série de cinco "encontros exploratórios" entre Israel e Palestina na Jordânia para examinar a possibilidade de retomar as negociações de paz terminou 25-01-2012 sem resultados tangíveis. O quinto e último "encontro exploratório" foi concluído sem resultados porque "Israel não deu um só passo" rumo a uma retomada formal das negociações de paz, afirmou uma fonte palestina. Uma autoridade palestina declarou a imprensa, sob anonimato, após a reunião realizada em Amã, que "podemos dizer que o resultado de todos estes encontros é nulo, porque Israel não deu um só passo para retomar as negociações" de paz.
"A reunião de hoje era a última, e não haverá mais reuniões exploratórias com a parte israelense", disse. "Nenhuma das reuniões com a parte israelense, desembocou em um resultado positivo, devido à rejeição de Israel de deter a colonização" na Cisjordânia.
O ministro jordaniano das Relações Exteriores, Nasser Jawdeh, qualificou neste dia 25-01 de "claras e sérias" as reuniões exploratórias, israelenses-palestinas e disse ainda que, "não haverá reuniões, entre palestinos e israelenses, para avaliar os resultados e os meios de passar para a etapa seguinte". Os encontros "exploratórios" de Amã são os primeiros em público entre as duas partes desde o fim das negociações de paz em setembro de 2010. O Quarteto para o Oriente Médio (Estados Unidos, Rússia, União Europeia e ONU) convocou em 26 de outubro as duas partes a apresentar suas posições sobre o traçado das fronteiras e a segurança no prazo de três meses. Os negociadores palestinos consideram que o prazo expira em 26 de janeiro, enquanto Israel afirma que é três de abril.
Enquanto as autoridades Mundiais promovem, encontros de paz, entre os dois países, o povo Palestino, vem sendo esmagado, e sufocado, apesar de historicamente, serem os donos da terra, por conta do Estado de Israel, e seus assentamentos que invadem os territórios palestinos, fazendo com que os próprios palestinos, sejam divididos, exprimidos, dentro do seu Pais, O estado de Israel, virou as costas para todas as deliberações da ONU e Direitos Humanos que categoricamente condenaram os assentamentos Israelenses dentro do território Palestino, apesar de mais de 100 países, posicionarem-se contra os assentamentos inclusive o governo brasileiro, Israel não conteve o crescimento, e a implantação de novos assentamentos em solo palestino.
.jpg)
Para entendermos melhor o sofrimento do povo Palestino, foi criado por uma ong AVAAZ.ORG um vídeo, que ao menos para mim foi muito didático, para visualizar esta questão polemica entre Palestinos e Israelenses.
Só para lembrar, a Palestina já era habitada há séculos por uma maioria Árabe.